Logística Reversa na Construção Civil

Como a Construtora e Incorporadora Even conseguiu atingir 98% de reaproveitamento de resíduos em suas obras

A construção civil é um dos setores mais importantes da economia brasileira, principalmente para o desenvolvimento das cidades e a geração de empregos, entre outros. Esse papel, no entanto, traz um preço alto: conforme o IPEA (Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas), a geração anual de resíduos da construção civil (RCC) no Brasil é de 31 milhões de toneladas, ou seja, aproximadamente 38% de todo o lixo produzido no País (82 milhões de toneladas).

Infelizmente, apenas 20% dos resíduos de construção são reciclados no Brasil, sendo que metade dos municípios encaminha os RCC diretamente para lixões, aterros sanitários ou para disposição irregular, de acordo com a Associação Brasileira para Reciclagem de Resíduos da Construção Civil e Demolição. Felizmente, há uma solução para esse cenário: a Logística Reversa, modalidade que engloba todos os procedimentos de pós-venda ou pós-consumo que garantem o reaproveitamento ou o descarte correto dos resíduos.

A Even, uma das maiores construtoras e incorporadoras do Brasil, está dentro desses 20%. Pioneira no seu setor em práticas ESG e pela sustentabilidade de suas obras, a companhia consegue, desde 2021, reaproveitar 98% de todos os resíduos gerados pela construção utilizando Logística Reversa e outras práticas de reutilização de detritos.

“ESG está no DNA da Even, e a Logística Reversa é apenas uma de nossas práticas de sustentabilidade, em nosso escopo há 10 anos”, conta Marcelo Morais, Diretor de Operações. “Quando a ONU lançou seus Objetivos de Desenvolvimento Sustentável em 2015, já buscávamos novas formas de proteger o meio ambiente e as comunidades no entorno de nossas obras. Hoje, estamos alinhados às ODS que são pertinentes ao nosso setor e seguimos em nossa busca de encontrar novas e inovadoras formas de contribuir para o nosso planeta”.

Durante a obra, todos os resíduos encontram um caminho de volta. Ensacados e outros recipientes retornam ao fornecedor para serem reutilizados, embalagens de papelão são encaminhadas para projetos de reciclagem e inclusão social, o solo é reaproveitado entre obras, e muitos outros materiais são reaproveitados, incluindo blocos quebrados de concreto e sucata metálica.

“Em 2022, fizemos a gestão de 38 toneladas de sucata metálica, 52 toneladas de blocos de concreto, mais de 7 toneladas de embalagens de cerâmica e 13 toneladas de ensacados”, enumera Morais. “Nos últimos 10 anos tivemos números bastante significativos: a gestão de resíduos gerados pela vizinhança e enviada para reciclagem supera o marco de 600 toneladas.”

A Even investe constantemente em treinamentos de equipes e processos relacionados ao ESG. Desde 2014, a empresa observa reduções de 17% do consumo de água e 24% no de energia em suas obras e, entre 2012 e 2021, a construtora investiu cerca de R$ 72 milhões na reabilitação de áreas contaminadas, possibilitando a criação de aproximadamente 21 mil novas habitações.

Vídeo de conscientização

Para apresentar suas melhores práticas e incentivar outras empresas e pessoas a fazerem o mesmo, a Even acaba de lançar um vídeo que conta um pouco de suas atividades com Logística Reversa e ações sustentáveis em geral. No conteúdo, colaboradores contam como a companhia vem se aprimorando para aproveitar cada vez mais os resíduos gerados pela obra.

O vídeo de conscientização também mostra o programa Ação Vizinho, desenvolvido para atender e ajudar a comunidade do entorno da obra. Os tapumes contam com baias de coleta de recicláveis e potes com água potável para os pets que passeiam pelo bairro, entre outras soluções. Em 2022, o programa teve um aumento de 34% na coleta de resíduos recicláveis, superando 11 toneladas.

“Realizamos auditorias periódicas de sustentabilidade na Even, assim nos certificarmos que todas as nossas atividades ESG estão contribuindo para a conscientização da comunidade, a sustentabilidade de nossas obras e que a geração de renda dessas ações é destinada para obras de inclusão social”, explica Morais. “Até nossos fornecedores e parceiros passam por um exame minucioso antes de fecharmos qualquer contrato, no qual analisamos suas práticas e atividades. Tudo para entregar um produto de alta qualidade e sustentabilidades comprovadas”.

Assista o vídeo da Even aqui: https://youtu.be/VYB8J1bUD4U